O que é EPS?

o que é EPS?

A construção civil é uma das ações humanas que mais causam impacto no meio ambiente. A busca constante por uma indústria construtiva mais sustentável reflete em diversas frentes e resulta na adoção de condutas como a minimização do consumo de matérias-primas.

Nesse cenário, surge então o poliestireno expansivo, também conhecido pela sigla EPS.

POLIESTIRENO EXPANDIDO

EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido. Foi descoberto na Alemanha em 1949 pelos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz. No Brasil é conhecido como Isopor®, marca registrada da empresa Knauf Isopor.

Nas construções feitas em EPS é recomendável blindagem dos sistemas elétricos para evitar o contato. Durante a fabricação do EPS substâncias aleatórias às chamas são incluídas na fórmula do produto.

Novas tecnologias

Á medida que a tecnologia avança, novas parcerias vão surgindo em ramos até então inpensáveis.

Um belo exemplo são empresas voltadas para soluções logísticas desenvolvidas dentro da blockchain. Uma delas é a VeChain, que começou em 2015 como uma cadeia de consórcio privado, trabalhando com várias empresas para explorar aplicações de blockchain. A VeChain começaria sua transição para blockchain público em 2017 com o token ERC-20 VEN, antes de lançar uma rede principal própria em 2018 usando o ticker VET.

Não é de se surpreender que um projeto tão forte, listados nas criptomoedas mais baratas em 2022, possa fazer uma parceria buscando novos ares para matérias-primas como o EPS.

Características

O EPS tem inúmeras aplicações em embalagens industriais, artigos de consumo (caixas térmicas , pranchas, porta-gelo etc.) e agricultura. É na construção civil, porém, que sua utilização é mais difundida, por ser um material isolante, resistente e de extrema leveza.

  • 100% reciclável e reaproveitável;
  • Inerte, inodoro e atóxico
  • Não causa danos à camada de ozônio (não usa CFC nem HCFC no processo de fabricação);
  • Sua fabricação e utilização não geram riscos à saúde ou ao meio ambiente;
  • Em contato com o solo, não apresenta riscos às águas subterrâneas e tampouco ao subsolo;
  • Não contamina o solo, ar e água;
  • Fungos e bactérias não se proliferam no EPS.

Fonte:http://www.epsbrasil.eco.br