A espuma rígida de poliestireno é um comprovado material isolante, sem o qual os países mais evoluídos não construiriam de modo atualizado e econômico, visando a economia de energia. Esse material ganhou nos últimos 35 anos uma posição estável na construção de edifícios, não apenas por suas características isolantes mas também por sua leveza, resistência, facilidade de trabalhar e baixo custo.

Sendo um material plástico na forma de espuma com microcélulas fechadas, composto basicamente de 2% de poliestireno e 98% de vazios contendo ar, na cor branca, inodoro, reciclável, não poluente, fisicamente estável, é sem dúvida um material isolante da melhor qualidade nas temperaturas de -70° a 80° Centígrados.

É produzido em duas versões : Classe P, não retardante à chama, e Classe F, retardante à chama. Também também 3 grupos de massa específica aparente:.... ...........I - de 13 a 16 kg/m3, II - de 16 a 20 kg/m3, III - de 20 a 25 kg/m3.

Resistente, fácil de cortar, leve e durável, é o melhor material para preenchimento de rebaixos ou vazios necessários a vários processos construtivos, principalmente lajes e painéis pré-fabricados ou semi industrializados. Pelas mesmas qualidades pode ser a solução para aterros estáveis sobre solos frágeis.

Abaixo, as características exigíveis para o EPS – NBR 11752

 

 

 

Identificação

A identificação do produto deve estar em posição visível, com logomarca do fabricante, símbolo de reciclável e identificação do Tipo I, II ou III.

- Cor Azul, para Classe P (não retardante à chama)

- Cor Vermelha, para Classe F (retardante à chama)

...................................................Medidas

 

Espessura

Tolerância

 
 

Até 20

+/- 1,0

 
 

Acima de 20 até 100

+/- 2,0

 
 

Acima de 100

+/- 3,0

 
 

Comprimento

Tolerância

 
 

Até 1000

+/- 5

 
 

Acima de 1000 até 2000

+/- 10

 
 

Acima de 2000

+/- 15

 
 

Largura

Tolerância

 

Até 1000

+/- 5

 

................................

Acima de 1000

+/- 10